23/01/2019

Japamala



O Japamala é usado desde à muitos anos pelos Yogis e Budistas enquanto executam as suas práticas religiosas. Foi criado originalmente na Índia e hoje é utilizado em diversas religiões, porém com nomes diferentes. 

Japamala é um tipo de terço utilizado em práticas espirituais. É uma ferramenta ancestral que foi desenvolvida para manter a mente focada e livre de pensamentos. 
Em sânscrito… Japa – significa sussurrar, rezar, recitar mantras. Mala – significa cordão, terço. Sendo assim é um objeto (mala) que reúne energias espirituais (japa).

Usando o Japamala  a concentração vai para a entoação e no poder do mantra em si, ao invés da preocupar com a contagem.

As miçangas de um Japamala são utilizadas para auxiliar na contagem da repetição dos mantras. De acordo com a filosofia do Yoga, a repetição de mantras tem o poder de curar e de elevar a consciência espiritual.
  • Um Japamala possui 108 bolinhas do mesmo tamanho e uma maior chamada de Guru. 
  • O número 108 possui um significado muito poderoso na ciência e espiritualidade da India. 
  • São 108 letras no alfabeto do Sânscrito 108 é o número de emergência na Índia.
  • O número 108 representa o chackra cardíaco.
  • A soma de 1+0+8 é igual a 9, e 9 é um número sagrado para os Hindus. 
  • Na astrologia, 9 planetas e 12 casas (9×12 = 108) 
  • O Sol possui um diâmetro de 108 vezes maior do que o diâmetro da terra.
  • Na tradição do Yoga são encontrados 108 textos sagrados.
  • 108 lugares sagrados são encontrados na Índia.
  • Temos 108 pontos no nosso corpo utilizados pela a acupuntura…. 
  • Um Japamala pode ter menos de 108 bolinhas, porém o número de miçangas precisa sempre ser divisível por 9, como por exemplo: 18, 27 e 54. 
  •  A escolha no número de miçangas para a recitação de mantras está diretamente ligada ao objetivo que se quer atingir. Um Japamala com 27 miçangas é usado para progresso espiritual enquanto um Japamala de 108 é usado para atingir total concentração. 


O japamala é um objeto único e pessoal, a partir do momento que você o energizar, eles absorverá toda a sua carga energética e não poderá ser emprestado para outra pessoa. 


As miçangas vem sendo usadas em tradições espirituais por tanto tempo, pois possuem poderosos benefícios para o corpo, a mente e o espírito, nomeadamente: 
* Aumenta o foco durante uma meditação de mantras 
* É uma ferramenta prática e eficiente para contagem 
* O contacto físico da pessoa com as miçangas permite a transmissão dos poderes de cura. Uma vez que o mala é energizado, pode ser usado para uma autocura mais poderosa. 
* Ajuda no processo de determinação dos seus objetivos e busca espiritual do seu propósito. 
* Ver um Japamala pode servir como um lembrete para os seus objetivos e propósito. Pode também ser usado como uma recompensa ou símbolo de cumprimento de uma tarefa difícil.

Podem ser feitos com diversos materiais, sendo os mais utilizados as semestes, madeiras ou pedras. Dependendo do material utilizado as propriedades das miçangas terão diferentes efeitos energéticos. O material tradicional utilizado na ásia muda de acordo com a região mas são na sua maioria madeira e sementes.
Os cordões com miçangas possuem um grande poder de influência na história humana e têm sido usados como talismãs para proteção, amuletos de sorte, símbolos de status para riqueza e autoridade, ferramentas espirituais e religiosas e também como forma de pagamento.

Modo de utilização:
  1. Sente-se com a coluna ereta e os olhos fechados. 
  2. Segure o Japamala na mão direita.
  3. Em cada repetição do mantra, utilize o polegar para deslizar as miçangas no cordão para seguir para a próxima, não toque as miçangas com o dedo indicador. 
  4. A pedra maior que marca o início, não deve ser contada. 
  5. Caso deseje repetir outro mantra a seguir, comece a contagem no sentido contrário ao que acabou de fazer, nunca passe por cima da pedra maior.


»»»»»»»»««««««««



No comments:

Post a Comment

Note: only a member of this blog may post a comment.